Postagens populares

Total de visualizações de página

Paz...

Paz...

Postagens populares

terça-feira, 27 de abril de 2010

5º Fascículo - Grandezas e Medidas




Profª Izaura Pratissoli
Profº José Aparecido Vieira
<em>Pensando Juntos>

Socialização, reflexão e realizações do módulo anterior.
Questionamentos.
Confronto de idéias.
Discussão das convergências e divergências se houver.
Reflexão sobre as implicações do que aprenderam no fascículo anterior (avaliação).


OBJETIVOS:

* Conhecer aspectos históricos da construção do conhecimento sobre grandezas e medidas e suas implicações didático-pedagógicas;

* Compreender o conceito de medidas, os processos de medição e a necessidade de adoção de unidades-padrão de medidas;


* Estabelecer conexões entre grandezas e medidas com outros temas matemáticos como, por exemplo, os números racionais positivos e suas representações;

* Relacionar o conhecimento da história das medidas, com os números racionais;

* Tratar da construção dos significados dos números racionais, significados estes de parte-todo, de quociente e de razão;

* Analisar atividades verificando a importância e o acentuado caráter prático do tema Grandezas e Medidas, bem como as conexões desse tema com outras áreas de conhecimento, na perspectiva da transversalidade;
* Analisar atividades de medidas relacionando-as, sempre que possível, aos números racionais em suas representações fracionárias e decimais.


TRABALHANDO CONCEITOS

O que você mediu no final de semana?
Temperatura?
Pesou legumes no supermercado?
Pressão arterial?
Recebimento de horas extras?
Juros de prestação atrasada?
São tantas as situações que é impossível pensar em ser cidadão desconhecendo esse conteúdo.
Quais atividades cotidianas que os alunos utilizam medidas?
O que significa medir?
O que deve ser considerados no processo de medição?
O que os alunos podem medir e com quais instrumentos?
Embora possamos medir qualquer objeto usando padrões não-convencionais de medidas deve-se discutir qual a importância e a adequação de adotar-se em certas situações unidades-padrão de medidas convencionais.

GRANDEZAS E MEDIDAS ENVOLVEM MEDIDAS

De comprimento
De massa
De capacidade
De tempo
De temperatura
Atividade:

Qual é a grandeza que mede cada um dos instrumentos? Quais as unidades mais usuais?
Cronômetro
Velocímetro
Termômetro
Hidrômetro
Balança
Trena
Teodolito

Qual é a grandeza correspondente a cada uma das seguintes unidades de medida?
Quilômetro por hora – Km/h
Graus Celsius – ºC
Mililitro – ml
Metro quadrado – m²
Metros cúbicos por segundo – m³/s
Watt – (W)
Alguns cientistas acham que você só conhece bem um determinado assunto se você puder medir aquilo que está falando e expressá-lo em números; caso contrário seu conhecimento é insatisfatório.
Exageros à parte, a verdade é que as medidas são fundamentais em nossa vida diária. Você certamente também sabe da importância das medidas para os cientistas.

IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR GRANDEZAS E MEDIDAS:

Amplia o significado dos números e das operações bem como melhorar a compreensão dos conceitos relativos ao espaço e as formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário